FILHOTES: DICAS E OBSERVAÇÕES ll


As fases do desenvolvimento cerebral

Nesta parte você vai aprender: 

O que se deve fazer para auxiliar no desenvolvimento dos sentidos do filhote;

Qual é a melhor idade para socializar seu cão;

Aquilo que pode torná-lo agressivo;

A idade com que o cão pode começar a receber educação e adestramento e
O que pode ser feito para que o cão se torne um animal equilibrado.

 Período Inicial – do nascimento até o 50ª dia

 Os filhotes devem ficar com a mãe e os irmãos neste período, pois, a partir do 21º dia até o 50º dia, eles  aprendem a lidar com mais outros cães, seja brincando ou brigando, e a aceitar a disciplina imposta pela mãe. Os animais que são removidos da ninhada antes do fim deste estágio têm mais dificuldades para se relacionar com outros cães, são mais agressivos, apresentam problemas para cruzar e respondem pouco ao treinamento. 
Nesta fase podemos auxiliar no desenvolvimento dos órgãos sensoriais. Massageá-los, deixar o rádio ligado em baixo volume ou, ainda, não deixá-los totalmente no escuro, são providências que estimulam o desenvolvimento do sistema nervoso e intensificam a relação entre as funções cerebrais e as atividades sensoriais. 
Quando não são garantidas as condições necessárias para o desenvolvimento cerebral, pode ocorrer o problema conhecido como nerve blind (explicado pelo Dr. Joel Dehasse e pela Dra. Colette Buyser, no livro Comportamento e Educação do Cão), se os filhotes forem criados na escuridão até a maturação do nervo óptico, ficarão cegos.
Os sentidos dos cães são extremamente aguçados, por isso devemos tomar cuidados para que haja um correto desenvolvimento.

 Período de socialização – do 50º ao 85º dia

 Ao atingir esta fase, o cérebro do filhote já está neurologicamente completo e ele é capaz de aprender tanto quanto um cachorro adulto aprende. É muito importante, neste período, apresentar tudo o que você puder ao cãozinho. Como por exemplo: aspirador de pó, carros, sons da rua, programas de TV, pessoas de todas as etnias, outros animais, etc… Mas não se esqueça das recomendações do seu veterinário sobre os cuidados que devem ser tomados para que o animalzinho não corra risco de contrair doenças (evitar animais não-vacinados).
 Porque devemos apresentar tudo o que for possível? A resposta é simples: porque é a melhor fase para ele socializar-se. Passado esse período, o cérebro modifica-se, e qualquer socialização posterior será muito mais difícil e demorada. Para entendermos melhor, devemos imaginar o cão vivendo em uma matilha: até os três meses, os filhotes só entram em contato com outros cães do grupo e animais que não oferecem perigo para eles, pois os membros da matilha impedem a aproximação de animais perigosos para os filhotes; depois dos três meses, é importante que os filhotes já percebam sozinhos as diferença entre “amigos” e “inimigos”, sejam eles seres vivos ou inanimados.
 Cães novos mantidos isolados do contato social com o homem e outros animais apresentam uma síndrome caracterizada por extrema redução tanto da atividade em geral quanto da procura por esses mesmos contatos. Os cãezinhos permanecem imaturos e insociáveis e desenvolvem comportamentos anormais e movimentos esteriotipados, por ex.: o cão treme, corre atrás de seu rabo, torna-se agressivo por sentir medo, além de mostrar deficiência na sua aprendizagem e apresentar reações vagarosas a novos estímulos.
 A primeira fase do medo, que atinge seu auge a 8ª e a 11ª semana, nesse período, por isso procure não expor seu filhote a experiências assustadoras, porque é uma fase de extrema vulnerabilidade, e qualquer ocorrência que o atemorize causará um medo permanente da coisa ou situação envolvida. Alguns veterinários recomendam dar calmante para filhotes desta idade quando houver tempestades ou em dias de festa ou jogos (fogos de artifício), para que não fiquem traumatizados com os estampidos.

 Período de dominância – da 12ª à 16ª semana.

 Nesta fase os filhotes começam a testar os outros membros da matilha para saber quem é o líder. É importante mostrar ao cãozinho , carinhosamente, que você é o líder. Ele irá testá-lo, na sua maioria, por meio de brincadeiras. Evite brincar de cabo-de-guerra com o filho ou ficar puxando algo que ele tenha na boca, e também não permita que ele o morda, mesmo que seja de brincadeira. Qualquer tipo de atividade violenta, mesmo lúdica, é desaconselhável, principalmente nesta fase. Ensine ao cão comandos simples e exija-os em troca de comida, atenção ou qualquer outra recompensa – esse é o processo que ajuda incrivelmente a estabelecer uma correta hierarquia.

 Período de independência – do 4º ao 8º mês.

 É chamado assim, pois abrange o período em que o cão começa a querer se mostrar independente e dono do seu focinho. Mantenha sempre o controle do seu cão durante esta fase para que ele não se acostume a ignorá-lo. Continue adestrando-o e procure fazer com que ele te obedeça para ser alimentado, para passear, entre outros… É aconselhá-vel que você mantenha seu cão numa guia longa quando estiverem passeando em parques e jardins, para que ele não aprenda a ir para o lado oposto quando você chamá-lo.
 Enfim, no 6º mês até o 14º mês, invadindo o período da adolescência, ocorre a segunda fase do medo. Não é tão preocupante quanto  a primeira, mas você deve continuar aumentando a autoconfiança de seu cão através do adestramento. Ele demonstrará medo de coisas novas ou mesmo de situações familiares, evite traumas e o medo logo irá passar.

Período da adolescência até a maturidade – de 1 a 4 anos

No momento em que seu cachorro alcança a maturidade sexual, ocorre antes nas raças menores, e mais tarde nas raças maiores, ele testa novamente o “poder” do líder da matilha. Mais do que nunca é importante não deixar o cão ganhar nenhuma disputa que envolva agressividade ou contato físico.

Embora muitos cães se sintam confortáveis sem ocupar a posição de liderança da matilha, outros tentam dominar seu dono mostrando sinais de agressividade. Não se assuste, é um comportamento normal, embora deva ser cuidadosamente inibido. Para que seu cão volte a aceitar sua posição na hierarquia, continue o treino e jamais se mostre aterrorizado. Todo sinal de agressividade deve fracassar, ou seja, não se afaste da vasilha de ração do seu cachorro se ele rosnar, não desista de lhe dar banho caso ele morda a sua mão, etc… Se sentir que seu cachorro está dominando com demonstrações de agressividade e que você não conseguirá reverter esta situação, procure um profissional competente, imediatamente, e o peça ajuda.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS